top of page

Por que espectro?

  • Foto do escritor: Melina Natulini
    Melina Natulini
  • 13 de nov.
  • 1 min de leitura

Cada criança já é única, mas quando falamos de uma criança autista, ela se torna ainda mais única com jeitos, gostos e formas diferentes de se comunicar e entender o mundo. Nenhuma é igual à outra, e é justamente por isso que se usa o termo “Transtorno do Espectro Autista”. A palavra “espectro” pode ser entendida como variedade, amplitude ou faixa de possibilidades, mostrando que o autismo tem muitos níveis e maneiras de se manifestar, e que cada pessoa tem suas próprias características, mesmo que tenham o mesmo CID.

ree

Algumas crianças podem ter mais facilidade em certas coisas, enquanto outras podem ter mais desafios. Além disso, algumas podem ter comorbidades, como TDAH, ansiedade, dificuldades de fala, seletividade alimentar, déficits sensoriais entre outras, o que faz com que precisem de uma compreensão singular e de uma intervenção personalizada. O importante é perceber que, com o suporte certo, todas podem aprender, se desenvolver e alcançar seu potencial.


Mais do que falar sobre diferenças, precisamos falar sobre respeito e inclusão. A sociedade ainda não está totalmente preparada e muitas vezes cai em estereótipos do senso comum, frequentemente retratados em filmes e novelas. É essencial estar atento, aberto para aprender e disposto a conviver e incluir essas crianças de forma verdadeira e acolhedora.


Comentários


Não perca nenhuma atualização! Inscreva-se na nossa newsletter para receber os últimos artigos diretamente na sua caixa de entrada e fique por dentro de todas as novidades da Minha Bag Criativa.

bottom of page