Como criar um cantinho de leitura em casa com o que você já tem
- Ana Castellani
- 27 de jun.
- 3 min de leitura
Férias são uma ótima oportunidade para desacelerar, criar novas rotinas em família e investir em momentos de conexão. E se você está buscando uma forma leve e divertida de incentivar o hábito da leitura durante esse período, que tal montar um cantinho da leitura aí mesmo, com o que já tem em casa?
Não precisa de móveis novos, nem de uma biblioteca cheia. O mais importante é criar um espaço confortável, convidativo e, principalmente, que tenha a carinha do seu filho. E o segredo para ele realmente usar esse espaço? Incluir a criança na construção desde o começo!
Envolva a criança no processo
Convide seu filho para decidir junto com você onde será o cantinho da leitura. Pode ser um cantinho do quarto, um espaço na sala ou até uma varandinha. O importante é que seja acolhedor. Deixe ele escolher quais almofadas usar, se vai ter uma mantinha, onde vai ficar a caixinha ou estante dos livros, participar de cada etapa faz toda a diferença!
Escolha os livros juntos
Sejam livros novos ou os que vocês já têm em casa, o momento de escolher o que vai para o cantinho é especial. Para os criativos que ainda não leem, deixe livros de capa dura, com imagens grandes e histórias curtas ao alcance das mãos, e reserve esse espaço para vocês lerem juntos. Para os maiores, pense em organizar os livros por temas, autores ou até deixar um bloquinho para que eles anotem os livros que mais gostaram.
Crie uma "mochila da leitura" ou “cestinha da vez”
Separe uma cestinha ou mochila pequena com uma seleção de livros que a criança pode explorar durante a semana. Por exemplo, troquem os livros toda segunda-feira, isso cria uma sensação de novidade e expectativa! Pode incluir também um bloquinho para desenhos, um marcador divertido ou até uma “ficha de leitura” para os maiores.
Estabeleça um momento do dia para a leitura
Mesmo nas férias, ter uma “hora da leitura” ajuda a criar o hábito. Pode ser depois do café da manhã, antes da soneca, ou como parte da rotina noturna. Se for um momento gostoso e tranquilo, a criança vai associar a leitura com prazer e aconchego.
Traga elementos lúdicos para o seu cantinho de leitura
Que tal colocar um boneco ou pelúcia que “mora” no cantinho da leitura e que "adora ouvir histórias"? Pode ser o mascote da leitura, que a criança cuida e lê para ele. Para os maiores, dá até para deixar ali um potinho com desafios do tipo: “Leia um livro sobre um animal”, “Escolha uma história e desenhe seu final” ou “Faça um teatrinho com o que leu hoje”.
Crie momentos para conversar sobre os livros
Depois da leitura, pergunte o que a criança mais gostou, se ela teria feito algo diferente do personagem ou se quer criar uma continuação. Essa troca fortalece vínculos, desenvolve a linguagem e estimula o pensamento crítico de forma leve.
Leitura é vínculo, é pausa, é imaginação
Montar esse espaço com carinho é uma forma linda de criar memórias afetivas e valorizar a leitura como algo divertido, não como obrigação. Que tal aproveitar esse momento de férias para plantar esse hábito tão poderoso, com leveza e presença?

E você, tem mais dicas?
Se tentar aí na sua casa, conta pra gente no instagram da BAG: @minhabagcriativa e nos comentários do post!
Vamos amar acompanhar vocês!
Se achou esse post útil, compartilhe com outras famílias e salve para consultar sempre!
Comments