Livros que encantam: para fortalecer empatia, inclusão e afeto
- Ana Castellani
- 30 de mai.
- 4 min de leitura
Sabemos que a leitura na infância é de extrema importância no processo de leitura e aprender a decifrar letras. Mas um bom livro pode ensinar seu filho sobre muito mais, como ensinar a nomear emoções, despertar respeito pelas diferenças e criar momentos preciosos de conexão.
Aqui vai uma seleção especial de livros que combinam sensibilidade, diversidade e temas importantes para o crescimento emocional das crianças, tudo dividido por faixa etária, do bebê ao pré-adolescente. Assim, você consegue decidir quais se encaixam melhor para o seu filho.
0 a 1 ano: primeiras palavras, primeiros afetos
Livros sensoriais, de repetição e vínculo emocional
Adivinha quanto eu te amo – Sam McBratney
Um clássico da conexão entre pais e filhos. Ilustrações suaves e texto simples, com uma mensagem importante que vai cativar até seu filho mais novinho.
Livros Coleção Sentimentos e Emoções – James Misse
Livros que retratam as emoções principais, como: tristeza, raiva, felicidade e medo. Com ilustrações para aclimatar seu filho e ele ter, desde cedo, com mais clareza o que são as emoções e conseguir distinguir entre elas.
Cadê? – Bia Villela
Livro cartonado com perguntas simples e objetos familiares, ideal para bebês que estão começando a se expressar. Relata o conceito de conexão que existe entre as pessoas.
Muito cansado e bem acordado – Susanne Strasser
Um livro divertido que introduz a diferença de opiniões em um grupo de amigos. Vai ser engraçado para o seu pequeno, com muitas ilustrações cheias de expressões faciais e pouco texto.
2 a 4 anos: nomeando sentimentos e descobrindo o outro
Histórias curtas que falam sobre emoções, identidade e convivência
O Monstro das Cores – Anna Llenas
Um ótimo livro para ensinar sobre emoções com linguagem acessível e visual cativante. Com ilustrações chamativas, que fazem seu filho entrar na história e se interessar ainda mais!
Amoras – Emicida
Uma celebração da autoestima, da identidade negra e do amor próprio: “A importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos, desde criança e para sempre”. Delicado, profundo e inspirador, importantíssimo para qualquer idade!
Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado
Um clássico por abordar a autoaceitação, respeito às diferenças e a beleza da diversidade. Sobre identidade e valorização da beleza negra, simples, direto e cheio de ternura.
Gildo – Silvana Rando
Fala sobre medos, preferências e amizade com muito humor e empatia. Com ilustrações lindas que vão cativar seu pequeno.
5 a 8 anos: empatia, escolhas e o mundo em volta
Narrativas com mais profundidade emocional e temas sociais leves
Tenho monstros na barriga – Tonia Casarin
“Com este livro, as crianças vão descobrir, explorar e entender junto com Marcelo os sentimentos de alegria, tristeza, raiva, medo, coragem, curiosidade, orgulho e ciúme”. Um guia divertido sobre inteligência emocional, que ajuda a identificar e lidar com sentimentos.
O que não cabe no meu mundo? (coleção) – diversos autores
Série com temas como respeito, solidariedade, gentileza e responsabilidade, escrita em linguagem simples. Apresenta emoções e conceitos mais complexos e negativos, como mentira, preconceito, crueldade. São várias edições e você pode escolher com base no que acha que mais impactaria o seu filho.
Dica: na mesma linha, existe a coleção “ O que cabe no meu mundo” que segue o mesmo conceito mas com coisas positivas, que devem existir no universo do seu filho.
O lenço – Patricia Auerbach
Um objeto comum ganha novos significados nas mãos de várias crianças, explorando criatividade e empatia. Perfeito para deixar a imaginação do seu filho fluir!
Malala, a menina que queria ir para a escola – Adriana Carranca
“Apresenta às crianças a história real dessa menina que, além de ser a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, é um grande exemplo de como uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo.” Adaptação infantil da história real de Malala Yousafzai. Fala sobre coragem, educação e direitos e apresenta, desde cedo, uma figura importante na história mundial.
9 a 12 anos: identidade, diversidade e pensamento crítico
Histórias mais longas, com camadas emocionais e reflexivas
Extraordinário – R. J. Palacio
Um clássico moderno sobre empatia, bullying e aceitação das diferenças. Emocionante e impactante, cheio de camadas para seu filho aprender sobre empatia. Aqui, vale até fazer uma sessão de cinema depois e comparar o que vocês acharam do livro e da adaptação cinematográfica!
Diário de Pilar (série) – Flávia Lins e Silva
Uma série de livros que mistura aventura, cultura e curiosidade com protagonismo feminino e diversidade cultural. Perfeito para ser uma das primeiras séries que seu filho acompanha!
O Pequeno Príncipe preto – Rodrigo França
Originalmente uma peça, o livro se trata de uma releitura potente e inclusiva do clássico, com identidade brasileira e crítica social sensível.
O menino que aprendeu a ver – Ruth Rocha
“A gente vive, junto com o personagem, o milagre ― a verdadeira visão ― da descoberta das palavras” Uma história sobre mudança de perspectiva, respeito e descobertas, com narrativa envolvente.
Dica extra:
Monte uma mini biblioteca da empatia em casa: uma estante acessível, com livros que falam sobre emoções, diferenças, amizade e cuidado. Incentive conversas após a leitura com perguntas como: “Como você acha que o personagem se sentiu?” ou “Você já se sentiu assim também?”

E você, tem mais dicas?
Tem algum livro que você sempre lê com seu pequeno e não entrou na nossa lista? Conta pra gente no instagram da BAG: @minhabagcriativa e nos comentários do post!
Se achou esse post útil, compartilhe com outras famílias e salve para consultar sempre!
コメント